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TREINAMENTO NO FRIO? ENTENDA

Vale a pena treinar ao ar livre sob frio intenso? Médico responde. Cardiologista diz que é importante se proteger de treinos em temperaturas abaixo dos 14 ou 15ºC para evitar lesões musculares, dores das articulações e o possível risco de viroses de toda ordem.

Colunistas - 09/jul/2019

Vale a pena treinar ao ar livre sob frio intenso? Médico responde. Cardiologista diz que é importante se proteger de treinos em temperaturas abaixo dos 14 ou 15ºC para evitar lesões musculares, dores das articulações e o possível risco de viroses de toda ordem.

Muitos esportistas adoram praticar esportes no frio. Todas as vezes que falamos que se deve evitar o clima agressivo do inverno, as opiniões leigas discordantes surgem nos contestando. Evidentemente que não iremos polemizar, e sim explicar o que a medicina tem a dizer. Desde sempre os extremos de temperatura, e aqui falaremos apenas do frio, trazem dificuldades ao organismo dos seres vivos, dependendo das características biológicas de cada um.

+ Aquecimento, roupa certa, hidratação: proteja-se no inverno

O nosso organismo trabalha regularmente com a temperatura interna ao redor de 36,5ºC, e abaixo disso as células começam a reagir e adormecer como se protegessem da própria morte provocada pela queda da temperatura interna. Este estado do organismo é chamado de hibernação e necessita obrigatoriamente de suporte médico. Para exemplificar, as cirurgias cardíacas de crianças são realizadas a alguns graus abaixo, sempre na faixa de 35ºC, e esta técnica é usada em diversas cirurgias neurológicas e atualmente nos tratamentos de recuperação da vida após uma parada cardíaca.

Confira os efeitos patológicos da hipotermia no organismo do ser humano, que tende a perder a habilidade de produzir energia:

1. Coordenação motora deficiente e perda progressiva dos movimentos;

2. Reações físicas e mentais de alerta mais lentas;

3. Calafrios intensos;

4. Confusão mental progressiva;

5. Colapso (parada) do coração.

+ Aquecer antes do exercício físico é ainda mais importante no frio

Sem dúvida o nosso atleta deve se proteger do frio intenso e por longos períodos, principalmente aquele abaixo dos 14 ou 15ºC, porque, além de tudo, irá facilitar as lesões musculares como os estiramentos e distensões, dores das articulações e do possível risco de ser infectado por viroses de toda ordem.

Em relação ao aparelho circulatório, o frio intenso causa bradicardia progressiva (batimentos abaixo de 60/minuto) indo até a chamada assistolia (parada total da contração do coração). Se não for tratada, os vasos sanguíneos se contraem, diminuindo a quantidade de sangue circulante na pele para evitar que o mesmo se resfrie e por conta disso o restante do corpo.

Medidas de proteção da respiração de ar frio/gelado devem ser utilizadas, respirando pelo nariz. Deve-se manter o corpo aquecido com líquidos aquecidos, nunca ingerir bebidas alcoólicas, e logicamente evitar a desidratação do clima seco, frequente no inverno. Lembrar que a tendência de usar roupas em exagero é um erro que atrapalha, pois eleva muito a temperatura corporal durante a atividade física o que também é prejudicial. Afinal, se proteger do frio treinando em lugares fechados sempre que o frio for exagerado é muito mais conveniente.

+ Temperatura amena exige cuidados para evitar lesões

Leia mais… Aqui

Vamos nos cuidar… excelente artigo com estas informações…

Repassando – José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário ESCRITÓRIO da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

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