Notícias

Categoria

ORTOPEDIA – DORES NA CANELA

Dores na canela podem ser síndrome da tensão tibial. Você sabe o que é?

Colunistas - 31/jul/2023

Dores na canela podem ser síndrome da tensão tibial. Você sabe o que é?

Por Paula Gabrielle

A canelite é comum nos corredores, principalmente nos iniciantes que praticam o esporte de forma errada e exageram no ritmo dos treinamentos.

Popularmente conhecida como canelite, a síndrome da tensão tibial medial (STTM) é comum nas pessoas que praticam a corrida, principalmente nos iniciantes que ainda não se adaptaram às atividades ou que exageram no ritmo dos treinamentos.

A STTM é definida como dor e desconforto na perna, causada pela corrida praticada de forma repetitiva numa superfície dura ou por uso excessivo dos flexores do pé. É a inflamação do principal osso da canela, a tíbia, que leva a dor na região póstero – medial da perna dos dois terços distais da tíbia (veja a área rosada da figura). Condição também conhecida como síndrome do sóleo.

Marcelo Annunciação, de São Paulo, sabe bem o que é a canelite. O rapaz, de 23 anos, começou a correr em 2006, mas não treinava, só participava de competições. Quando resolveu levar o esporte mais a sério e intensificar a prática, passou a sentir esse incômodo na perna. Parou de fazer a atividade e voltou em agosto desse ano. Não deu outra! Sentiu as dores novamente.

– O ortopedista pediu ressonância, parei de treinar e ele mandou passar gelo e ficar quatro semanas sem correr, mas não adiantou. Indo à academia, começou a melhorar. Agora, vou procurar um ortopedista especializado em corrida – disse Marcelo.

De acordo com a ortopedista Ana Paula Simões, especialista em medicina de pé e tornozelo e assistente do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo, a dor é contínua e progressiva.

– A dor é aliviada com repouso e piora com a atividade física. Pode haver dor com a elevação dos dedos do pé ou pela flexão plantar resistida e, com isso, acaba resultando na queda do desempenho ou na limitação do atleta – informou Ana Paula.

Causas da canelite

* Alterações biomecânicas;
* Aumentos súbitos na intensidade do treinamento e duração;
* Alterações no calçado e superfície de treinamento;
* Lesões de partes moles;
* Falta de alongamento;
* Anormalidades na inserção muscular.

Etiologia e biomecânica

Na fase média da passada, o pé prona, ou seja, vira-se para dentro, para absorver o choque e para se adaptar ao terreno. Nos casos de pisada pronada excessiva, quando a parte de fora do calcanhar toca no chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois volta ao normal, ou de maior velocidade de pronação, a biomecânica da marcha ou da corrida é alterada, gerando um estiramento do músculo sóleo medial.

Tratamento

Após a realização de alguns exames complementares, dá para constatar o nível da lesão. Na ressonância magnética, pode ser evidenciado um edema periosteal, indicando a periostite de tração. A cintilografia óssea pode mostrar lesões longas longitudinais chegando a um terço do comprimento do osso.

– É muito comum. Trato, em média, cinco casos por semana. O mais dificil é o paciente aceitar que ele tem que parar de fazer o impacto ou o treino que gerou a lesão. Nos casos leves, só a diminuição da intensidade e duração do treino já ajuda, mas não é o que ocorre com a maioria, que muitas vezes tem que parar. Muitos não sabem tratar a doença direito. Depois que as dores passam, faço as correções posturais, de pisada e
equilíbrio muscular, essa é a chave do tratamento.

A maioria das síndromes é de tratamento conservador. Faz-se necessário repouso relativo de dois a quatro meses, mantendo o condicionamento físico com atividades sem impacto e indolores como bicicleta e natação.

– Medidas gerais devem ser tomadas. Gelo pode ser usado e também recomendo fisioterapia analgésica e alongamento do aquiles. Em alguns casos, é necessária a utilização de palmilha para correção da pronação – orientou a ortopedista.

O retorno às pistas deve ser gradual, não se esquecendo do alongamento e condicionamento progressivos. A indicação cirúrgica só ocorre após dois períodos de repouso e do retorno às atividades com a repetição dos sintomas.

Fonte: Globo Esporte

Procure acompanhamento personalizado é fundamental, para boa performance, evitando lesões…

Repassando – José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

Notícias Relacionadas

ATAQUE CARDÍACO, FRIO E EXERCÍCIOS

Dores na canela podem ser síndrome da tensão tibial. Você sabe o que é?

Colunistas - 19/abr/2024

ALIMENTOS CONTRA GRIPE

Dores na canela podem ser síndrome da tensão tibial. Você sabe o que é?

Colunistas - 17/abr/2024

FRUTAS

Dores na canela podem ser síndrome da tensão tibial. Você sabe o que é?

Colunistas - 17/abr/2024