Mesmo no outono, as altas temperaturas obrigam os atletas a terem cuidado com a hidratação e com os abusos alimentares e de exercícios.
É preciso cuidado ao praticar exercícios sob sol forte e em dias muito quente (Foto: Getty Images)
Por Nabil Ghorayeb
No Brasil, o verão convida para as atividades físicas e esportivas, sejam terrestres ou aquáticas. Apesar da chegada do outono, o cuidado com a saúde não é exatamente a preocupação da maioria das pessoas, mesmo sabendo que o calor excessivo, os abusos alimentares e de bebidas com os exageros esportivos podem causar problemas médicos, mesmo em pessoas saudáveis. A prática esportiva de lazer sempre é bem-vinda, desde que realizada de forma correta, sem sacrificar o organismo. Desde o surfe até o futebol entre amigos, deve haver regras preventivas, como a de evitar os horários de maior agressividade do sol e uma boa hidratação.
Os exercícios praticados na praia exigem mais do organismo, pelo maior grau de dificuldade que o exercício na areia proporciona. A intensidade dos movimentos sendo mais elevada provoca maior esforço físico do esportista. Esse grande desgaste de energia num clima mais quente terá como consequência maior perda de líquidos, necessitando de uma hidratação abundante e constante.
Certamente uma resposta está na ponta da língua: “só beber cerveja que evitaremos a desidratação”. Errado! Nenhuma bebida alcoólica hidrata, pelo contrário, tecnicamente desidrata. Por exemplo, para cada litro de cerveja ingerido, a diurese (produção de urina pelos rins) aumenta entre 20 a 30%, isto é 1,2 a 1,3 litros. A hidratação deve ser feita com água mineral, de coco ou isotônicos. Lembrando que os isotônicos não são refrigerantes e o recomendável é bebê-los logo após a prática esportiva, com cuidado entre os diabéticos e hipertensos (nunca se deve dá-los a crianças e gestantes).
Dicas
1 – Consumir líquidos não alcoólicos abundantemente;
2 – Usar protetor solar no corpo e rosto a cada 2hs;
3 – Usar boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e da cabeça;
4 – Usar roupas leves;
5 – Ingerir alimentos leves, frutas, água de coco, lanches naturais;
6 – Atividades esportivas, em média por 45 minutos, antes das 10hs e depois das 17hs;
7 – Realizar as atividades de forma moderada e respeitar os limites do organismo. Nabil Ghorayeb é Doutor em Cardiologia pela FMUSP, chefe da CardioEsporte do HCor e do IDPC e diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de ter recebido o Prêmio Jabuti de Literatura em 2000, na categoria Saúde e Ciências.
Fonte: GE
Sem comentários… faça a coisa certa…
Leia mais… Aqui