Serviços

Treinamento Endurance Maratona

Inicialmente para praticar uma modalidade individual como a corrida curta ou longa aqui no caso do atendimento 21km na meia-maratona e 42 kms na maratona, ou modalidade qualquer e, grupo que atue na modalidade coletiva devemos começar investigando a questão interna com uma consulta médica, pois se tiver problemas há tempo suficiente para recuperar a saúde e, posterior começar adaptação, para obtenção de resultados pessoais, profissionais e esportivos, sem colocar a saúde em risco.
A realização de alguns exames médicos antes de iniciar a preparação física para enfrentar com sucesso atividades físicas nos mais variados objetivos e de extrema importância. Vale lembrar que com  esses exames, antes de iniciarmos o programa de treino, nossa preocupação maior é em preservar a saúde do praticante. Algumas considerações teóricas gerais para a devida compreensão do plano de treinamento para a preparação física, exames recomendados abaixo e avaliação física. Contudo deve-se procurar médico clínico geral.
I EXAMES RECOMENDADOS
Parte clínica:
Exame de potência aeróbia eletrocardiograma de esforço para detectar seu VO2 máximo durante o esforço e o limiar de sua freqüência cardíaca ideal de treinamento.
Exame clínico geral
Exame cardiológico
Exame dentário
Exame ortopédico
Exame oftamológico
Parte laboratorial
Exame de fezes
Exame de urina
Hemograma completo
Bioquímica do sangue
II- AVALIAÇÃO FÍSICA
Esta avaliação é feita em academias por um profissional de Educação Física.
A realização destes ITENS I e II é de suma importância, para que se possa avaliar o estado de saúde da pessoa ou grupo de indivíduos, e qualquer eventualidade ser corrigido a tempo.
Na preparação física geral deve-se ter um trabalho mais amplo focado na aptidão do indivíduo ou grupo, pois nem sempre às vezes corrigisse-o trabalho físico já iniciado ou a começar, demanda tempo até acertar uma aferição devido a individualidade biológica de cada pessoa.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               III – ESTRUTURAÇÃO DO TREINAMENTO DA MARATONA
Atendemos treinamento personalizado com ênfase na MARATONA como modalidade esportiva amadora ou profissional, requer uma preparação mais detalhado ainda, com investigação ao indivíduo, analisando seu histórico de corrida, traçando um perfil do corredor e chegando a conclusões da sua prática de corrida.

A estruturação do treinamento mais detalhado e, horários específicos para o treinamento da corrida, deve-se analisar rever possíveis situações de saúde se necessário, analisando os exames e fazendo anamenese geral do corredor. Começando com os treinos de corrida o objetivo é definido, o treino será montado tanto individualmente ou em grupos.

Os treinos de corrida será com acompanhamento, através de planilhas poderá ser feito assessoramento via internet, como noções e dicas, mas não é mesma coisa, requer a forma presencial, para obtenção de resultados.

Entretanto os treinamentos podem ser passados a pessoas amadoras, que somente façam a modalidade de corrida e, que queiram obter resultados expressivos, para os profissionais foca-se aumento do seu desempenho atlético, com notoriedade no seu rendimento.

IV – DEFINIÇÃO FINAL E PRÁTICA

 Conforme comentado nos 3 itens acima, definido, então insere-se o acompanhamento nutricional, orientando a procura de uma nutricionista.

Treinar com acompanhamento de um profissional, sendo que noções físicas, técnicas-táticas e psicológicas num desenvolvimento geral e harmonioso, para ótima obtenção de resultados na atividade escolhida, serão passadas gradualmente. Com isso evitando lesões, em lugares do organismo que até venha atrapalhar sua vivência familiar, profissional (atleta), observando os parâmetros.

 

Preparação física:

Será através da estrutura do treinamento e do emprego conveniente de métodos mais eficientes que permitirá que se alcancem os objetivos fisiológicos divididos em: preparação neuromuscular e orgânica, através intensidade, duração, freqüência e volume, isto mais rápido, devido a atenção específica do atendimento.

 

Preparação técnica-tática:

Através da execução do movimentos variados um máximo de eficiência e com um mínimo de esforços, procurando o automatismo do gesto específico até se obter reflexos condicionados. A repetição do gesto um número considerável de vezes poderá criar reflexos, porém teremos que ter o cuidado de não ultrapassar os limites, além dos quais poderá surgir fadiga, prejudicando a coordenação neuromuscular. A preparação técnica será iniciada juntamente com a preparação física, só que numa percentagem inferior, e sua intensificação somente irá ocorrer após um desenvolvimento conveniente dos sistemas cardiopulmonar e neuromuscular.

 

Preparação psicológica:

É um processo ético de preparação moral e educacional e, se relaciona com a motivação adequada para praticar a atividade escolhida e com desenvolvimento integral da personalidade. Pode ser fundamental (antes das competições ou no dia-a-dia no início do treinamento), especial (durante as provas esportivas) e pós competição. O objetivo desta preparação é explorar os pontos positivos do corredor e diminuir os negativos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                     REFERÊNCIAS DO TREINADOR DA VARELA ESPORTES ASSESSORIA ESPORTIVA
*Atuante na área de atletismo corridas de ruas, maratona provas de até 50 kms desde 1989, saindo em competições desde 1995.
* Participação 34 maratonas e 2 super-maratonas 50 kms, completadas/corridas, até 19 novembro 2017 (maratona Internacional Curitiba – 42 kms).
* Atleta federado na CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). registro na CBAt nr. 2364. Veja aqui.
* Federado na CBAt Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084.
* Acompanhamento técnico – Iniciação/treinamento – a atletas corredores amadores e profissionais em corridas rústicas e maratonas a nível nacional e que competiram com expressivo resultados, como maratona de São Paulo e Florianópolis.
VEJA ABAIXO ATLETAS TREINADOS PELA VARELA ESPORTES ASSESSORIA ESPORTIVA:
ATLETA GIULIANO DE OLIVEIRA VENTURA
MARGARIDA LUCZINSKI.
JOSÉ CARLOS VARELA.
AUGUSTO DOS SANTOS.
LUCIANE MAZURECHEN

e outros atletas no seu dia a dia.

Ver documento treinador aqui.

Entre em contato conosco!

A prática de exercícios físicos além de combater o sedentarismo, contribuí gradativamente para a manutenção da saúde e fatores associados.