Notícias

Categoria

PSICOLOGIA – SAÚDE, AMIGOS, SUPERAÇÃO.

Quais vantagens a corrida te proporciona?

Colunistas - 15/jan/2024

Quais vantagens a corrida te proporciona?

Atletas amadores contam ao GLOBOESPORTE.COM quais motivos os levam a se dedicar à corrida de rua e quais benefícios do esporte para suas vidas.

Jomar na corrida para manter estilo de vida saudável (Foto: Arquivo Pessoal)

Por Luisa Prochnik

Chegar e contar aos amigos não-corredores que acordou supercedo para trotar ou que, depois de um dia cansativo de trabalho, fez o longão de 30km são situações, normalmente, seguidas de uma cara de espanto e um comentário do tipo: “Você é maluco”. Todo corredor dedicado já deve ter passado por isso. Mas nada de se incomodar com a opinião dos outros. Vale parar e pensar qual é o motivo que te leva a correr. Baseado nessa proposta, o GLOBOESPORTE.COM incentivou um debate em rede social com a seguinte pergunta: Qual a maior vantagem de se praticar corrida?

As respostas dividiram-se em diversas categorias. Na ordem das mais para as menos votadas, são elas: seguir estilo de vida saudável, autossuperação, manter a forma, fazer amigos, flexibilidade de hora e lugar e o fato de correr ser de graça. Jomar Paulino, de Contagem, Minas Gerais, votou na saúde como a maior vantagem da corrida.

– Praticando esportes nós melhoramos não só o lado físico como o mental. E isso nos deixa mais confiantes, leves e seguros – disse Jomar.

Jovem, com 26 anos, estudante de engenharia civil, Jomar disse que, antes, sua vida se baseava em: trabalho, escola, namoro e festas. Nada de esporte. Decidiu mudar sua postura ainda mais por ter hisórico familiar de doenças cardíacas. Há seis meses, Jomar aproveita os benefícios da corrida. Marcela Nascimento de Oliveira, 35 anos, também começou a correr ano passado. Mas, no caso dela, não era uma forma de prevenir problemas, mas de superá-los. Marcela estava obesa, com 112kg, e a corrida ganhou espaço em sua vida logo após uma cirurgia de redução de estômago.

– A corrida, hoje, é o meu estilo de vida, a minha válvula de escape, o meu lazer. Amo aquele ambiente das corridas, fiz amigos e hoje somos uma família de corredores – contou Marcela.

Na enquete, Marcela respondeu que a corrida lhe dá a vantagem de se autossuperar. A sua primeira prova na rua a fez ficar encantada com o ambiente, com o astral das pessoas e com a energia positiva dos que ali estavam para vencer suas dificuldades.

– Chego em casa após as corridas e ainda demoro umas três horas para conseguir dormir tamanha é a minha euforia – confessou Marcela, que hoje viaja com amigos para correr e se divertir.

Devoção à corrida

Quando Márcia Bianca Sales fala sobre corrida, percebe-se logo a importância do esporte para a sua vida.

– Minha relação com a corrida a cada dia que passa fica mais intensa e, ao mesmo tempo, mais suave. Intensa pelo fato de eu me sentir maravilhosamente “dependente” deste esporte que, mais que isto, é uma forma de vida! E suave pelo fato de relaxar o corpo, a mente, os sentidos e todos os meus dias – explicou Márcia, ao falar da importância das passadas diárias no seu cotidiano.

A corredora respondeu a enquete marcando cinco opções. Desde ter um estilo de vida mais saudável, até a flexibilidade de correr em lugares e horáridos variados, fazer amigos, manter a forma e ser de graça. Quer dizer, os treinos são de graça, mas as corridas, nos fins de semana, podem pesar no bolso do corredor. Acha que isso preocupa Márcia? Pelo contrário. Isso só a incentiva!

A lógica dela baseia-se no fato de que a motivação para trabalhar está em ganhar dinheiro para pagar a academia. Por sua vez, a academia é o que dá força para ela correr. Segundo Márcia, quem não corre pode até se assustar com sua devoção.

Hoje sou melhor porque me fiz melhor para correr”Márcia Bianca Sales- Sem a corrida não há sentido em trabalhar e frequentar uma academia! Por mais que pareça absurdo aos olhares dos não-corredores, essa foi e é a saída que encontro em minha vida todos os dias, para ter a coragem de sobreviver às injustiças, às crueldades, às tristezas de todos os nossos dia – desabafou a corredora.

E, nesse caminho, Márcia fez muitos amigos, perdeu quase 20kg e, de acordo com a corredora:

– Hoje sou melhor porque me fiz melhor para correr. Leia mais…

Saúde ao invés de doenças, amizades fora solidão e superação nas dificuldades do dia a dia. Mudanças e que mudanças … a corrida é base dos esportes e, também uma modalidade…

VEJA MAIS AQUI SOBRE PSICOLOGIA E ESPORTES: Aqui

Repassando – Prof. José Carlos Varela.

Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

Notícias Relacionadas

ALIMENTOS CONTRA GRIPE

Quais vantagens a corrida te proporciona?

Colunistas - 17/abr/2024

FRUTAS

Quais vantagens a corrida te proporciona?

Colunistas - 17/abr/2024

CHIMARRÃO E CORRIDA

Quais vantagens a corrida te proporciona?

Colunistas - 15/abr/2024