Notícias

Categoria

MARATONAS 42 KMS

Vais encarar as MARATONAS este ano, já correu 42kms, qual será a sensação de correr. O planejamento, em tudo na vida no Atletismo não é diferente…

- 07/ago/2017

Vais encarar as MARATONAS este ano, já correu 42kms, qual será a sensação de correr. O planejamento, em tudo na vida no Atletismo não é diferente…

Atleta/Treinador José Carlos Varela na SUPERMARATONA DE 50 KMS

Foto: Varela Esportes Assessoria Esportiva

Partiremos do princípio quanto às corridas rústicas muito rápidas com intensidade alta e provas longas como maratona, serve a mesma recomendação, é indispensável a realização de alguns exames antes de iniciar a preparação para enfrentar com sucesso provas curtas e longas como os 42,195 kms da maratona.

Vale lembrar que com esses exames, antes de iniciarmos o programa de treino, nossa preocupação maior é em preservar a saúde do praticante.

Algumas considerações teóricas gerais para a devida compreensão do plano de treinamento. Deve-se então procurar o médico clínico geral e solicitar a ele os exames abaixo. Independente da idade.

EXAMES RECOMENDADOS

Parte clínica – exame de potência aeróbia eletrocardiograma de esforço para detectar seu VO2 max. Durante o esforço e o limiar de sua freqüência cardíaca ideal de treinamento.
Exame clínico geral
Exame cardiológico
Exame dentário
Exame ortopédico
Exame oftamológico

Parte laboratorial
Exame de fezes
Exame de urina
Hemograma completo
Bioquímica do sangue

A realização destes exames médicos é de suma importância, para que se possa avaliar o estado de saúde do corredor (a), e qualquer eventualidade ser corrigido a tempo.

Treinar com acompanhamento de um profissional, de Educação Física de preferência, pós-graduado em treinamento desportivo, sendo que noções físicas, técnicas-táticas e psicológicas num desenvolvimento geral e harmonioso, para ótima obtenção de resultados na corrida e na maratona, serão passadas gradualmente.

Preparação Física
Será através da estrutura do treinamento e do emprego conveniente de métodos mais eficientes que permitirá que se alcancem os objetivos fisiológicos divididos em: preparação neuromuscular e orgânica.

Preparação Técnica
Através da execução do movimento de corrida com um máximo de eficiência e com um mínimo de esforços, procurando o automatismo do gesto específico até se obter reflexos condicionados. A repetição do gesto um número considerável de vezes poderá criar reflexos, porém teremos que ter o cuidado de não ultrapassar os limites, além dos quais poderá surgir fadiga, prejudicando a coordenação neuromuscular.

A preparação técnica será iniciada juntamente com a preparação física, só que numa percentagem inferior, e sua intensificação somente irá ocorrer após um desenvolvimento conveniente dos sistemas cardiopulmonar e neuromuscular.

Preparação Psicológica:
É um processo ético de preparação moral e educacional e se relaciona com a motivação adequada para correr as provas rápidas e a MARATONA e com desenvolvimento integral da personalidade. Pode ser fundamental (antes das corridas como também na maratona ou no início do treinamento), especial (durante as provas longas) e pós maratona. O objetivo desta preparação é explorar os pontos positivos do corredor e diminuir os negativos.

Saiba como buscar a energia necessária através da preparação alimentar: Através de ingestão de carboidratos, proteínas, sais minerais e vitaminas (amplamente exemplificados em números através do seu treinador orientando ou mais a fundo consultar uma nutricionista).

Seguindo alimentação balanceada que têm por objetivo proporcionar fontes energéticas com calorias adequadas ao trabalho físico que o corredor desempenhará, propiciar em tempo adequado a recuperação metabólica e como auxílio eficaz na preparação psicológica.
Deve-se fazer no mínimo cinco refeições por dia ricas e de acordo com o período de treinamento, devidamente balanceadas.

Outros meios complementares na preparação do maratonista:
Compreendem medidas teóricas e administrativas. São medidas teóricas, participação em palestras, leitura de revistas e livros especializados, etc.
Medidas administrativas compreendem: Materiais para treinamento (no mínimo 2 pares de tênis para serem revezados conforme tipo de piso ou treino), vestuário adequado conforme clima e temperatura, local de treinamento, massagem ( com auxílio no relaxamento muscular e desintoxicação dos treinos mais fortes), horas de lazer, registro das atividades e horários de treinamento. Procure acompanhamento de um profissional.

José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ Novembro 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

QUER CORRER UM MARATONA… ASSESSORAMOS TAMBÉM POR PLANILHAS… PREÇOS ÓTIMOS 30 ANOS DE EXPERIÊNCIA…

Contatos para Varela Esportes Assessoria Esportiva pelos fones – 4101-1090 ou Whatsapp9 9983-5470, email-skype varelaesportes@hotmail.com ou site.