Clayton Conservani percorre os 42km da Maratona da Bíblia, na Cisjordânia. Repórter é o primeiro brasileiro a encarar o desafio da jornada que surgiu 500 anos antes da corrida da Grécia, e está relatada no antigo testamento.
Clayton Conservani correndo a maratona da Bíblia (Foto: Reprodução TV Globo)
Uma travessia solitária de um homem que saiu do campo de batalha para anunciar uma tragédia. No antigo testamento, no livro de Samuel, é possível conhecer a história do homem da tribo de Benjamin que saiu de Ebenézer e foi até Siló para anunciar que os filisteus tinham derrotado os hebreus e roubado a arca da aliança, onde estava a tábua com os 10 mandamentos. (Confira no vídeo os desafios do repórter durante a maratona)
O trajeto percorrido por ele foi medido e tinha a distância de uma maratona: 42 quilômetros. A descoberta foi feita por Yosef Yekutieli, criador das Macabíadas, os Jogos Esportivos de Israel, disputados desde 1932. Até então, a Maraton da Grécia era reconhecida como a mais antiga jornada, feita pelo soldado Fidípedes, mensageiro do exército de Atenas. Ele teria percorrido cerca de 40 Km do campo de batalha em Maratona até Atenas.Isso teria acontecido em 490 Antes de Cristo. A saga do homem de Benjamin teria acontecido 500 anos antes da Maratona da Grécia.
– Aqui começa a história do povo judeu na terra de Israel, aqui neste lugar. Porque quando os judeus caminham 40 anos no deserto e cruzam o Rio Jordão pra chegar à Terra Prometida a primeira capital do povo judeu na sua terra nasceu aqui no lugar de Shiló. Por isso, pra nós é muito importante. Esse lugar tem uma simbologia muito grande. Por outro lado esse lugar foi a capital do povo judeu há mais de 400 anos – relata o historiador Manuel Azim.
O repórter Clayton Conservani aceitou o desafio de repetir o percurso feito pelo homem de Benjamin, na Maratona da Bíblia. Ele foi o primeiro brasileiro a participar da prova. 90% do trajeto fica dentro da Cisjordânia, um território que vive sob forte tensão. Parte dessa área é controlada pela autoridade nacional palestina e outras pelo governo de Israel. São muitos carros blindados e homens do exército fortemente armados.
Veja mais e vídeo – Aqui
Boa opção, esporte, turismo e fé…
Nunca perca a fé, leia a bíblia e corra… verás DEUS…
I Livro de Samuel – Capítulo 4 – versículo 12
Sugestão ler capítulo 4 e 5 inteiros, conclusão… Fé, História, Motivação na Luta da Vida e do Esporte, correndo a DEUS… com isso mantendo e aumentando a FÉ.
Quem sabe esta MARATONA não se torna a PONTE da PAZ entre Palestino Árabes e Israelenses Judeus… Vamos orar, correndo…
MARATONA, corrida há 1.000 anos antes de CRISTO…