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FISIOTERAPIA – DESGASTES ARTICULAÇÕES

HOJE DIA DO FISIOTERAPEUTA… leia e Entenda a estrutura das articulações e veja dicas para prevenir o desgaste. Excessos podem causar danos, perda de osso e até função da articulação.

Colunistas - 15/maio/2019

Entenda a estrutura das articulações e veja dicas para prevenir o desgaste. Excessos podem causar danos, perda de osso e até função da articulação.

Alongar após os treinos é importante para evitar problemas nas articulações (Foto: Divulgação)

Muitos atletas, quando entram em uma academia ou iniciam um treinamento desportivo, querem mostrar o máximo de suas capacidades físicas e acabam não conseguindo mover os ombros, joelhos e as demais articulações do corpo após alguns dias.

Não podemos contrariar o fato de que o processo de treinamento intenso em vários tipos de esportes coloca tensão significativa em suas articulações. Muito desgaste pode causar danos, perda de osso e até função de uma articulação. Em geral, pessoas com mais de 30 anos reclamam de dores no joelho, dor esta que pode ser causada pelo desgaste da cartilagem articular, causando a famosa artrose.

Entre o tendão e o osso há uma pequena bolsa cheia de líquido articular lubrificante, chamada de líquido sinovial, que age como uma almofada. Esta bolsa pode sofrer inflamação como resultado de uso desajeitado de uma articulação ou irritação causada pelo dano a um tendão ou ligamento.

A cartilagem é o material que cria a superfície lisa de uma articulação. Pressão anormal colocada na cartilagem pelos ossos pode conduzir a lesões na mesma. Quando a cartilagem fica muito gasta, há o contato entre os ossos da articulação, causando muita dor, podendo levar a uma artrite, condromalácea ou outro problema.

Os ligamentos são feitos de tecido conjuntivo, estabilizando uma articulação. A lesão ao ligamento pode ser resultado de um movimento incomum e repetitivo ou fraqueza muscular.

O tendão é feito de tecido conjuntivo fibroso que conecta o músculo ao osso. O excesso de treinamento pode causar inflamação (tendinite).

Prevenção
· Aquecimento antes de qualquer treinamento
· Fazer movimentos leves nas articulações
· Alongar a musculatura 20 minutos após o treinamento
· Não ignorar a dor. A fadiga é um efeito colateral normal dentro de treinamento, a dor não.
· Procurar sempre um acompanhamento de um fisioterapeuta especializado, se necessário contar com a ajuda de uma equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista).

Autor: David Homsi é especialista em Fisioterapia Esportiva e Músculo-Esquelética e atende atletas profissionais de corrida e triatlo.

Fonte: GE

Sem comentários, fazer a coisa certa… fundamental para ter saúde e qualidade de vida e boa performance esportiva…

Repassando notícia acimaJosé Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

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