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FASCEÍTE PLANTAR – CORRIDA

Fasceíte plantar deve ser tratada no início para evitar suspensão de treinos.

Colunistas - 15/maio/2019

Fasceíte plantar deve ser tratada no início para evitar suspensão de treinos.

sola do pé eu atleta (Foto: Getty Images)

Além dos recursos anti-inflamatórios e da diminuição na sobrecarga sobre a fáscia, é preciso fortalece a musculatura da sola do pé. Aprenda os exercícios!

A fasceíte plantar é uma verdadeira pedra no sapato do corredor. Nesta lesão ocorre um processo inflamatório na fáscia plantar, a estrutura da sola do pé, e uma dor próxima ao calcanhar que tende a ser pior logo pela manhã.

O tratamento da fasceíte envolve recursos anti-inflamatórios e deve contar também com medidas que diminuam a sobrecarga sobre a fáscia ou que a torne mais tolerante ao estresse.

Dentre as condutas mais adotadas por corredores com essa lesão estão o alongamento da sola do pé e massagens com bolinhas ou garrafas com gelo. Esses recursos ajudam, mas não são suficientes. Também é preciso fortalecer a musculatura de forma a reduzir a sobrecarga sobre a fáscia. Se os músculos estiverem mais fortes eles sustentarão melhor o pé, “reduzindo” o peso sobre a fáscia, que é uma estrutura semirrígida sem a capacidade de contração e relaxamento.

O fortalecimento pode ser feito através dos seguintes exercícios:

– Coloque um rolinho de toalha sob os dedos dos pés, de forma a deixá-los levantados, e suba na ponta do pé.

– Puxe uma toalha para perto com o movimento de flexão dos dedos dos pés.

– Fique em um pé só, procurando manter o equilíbrio por 10 segundos.

Pesquisas vêm mostrando que a corrida descalça e com calçado minimalista aumentam a força da musculatura intrínseca do pé. Porém, corredores com fasceíte plantar devem procurar um profissional da saúde antes de adotar esse estilo de corrida.

Tênis com muito amortecimento, tênis com controle de pronação e palmilhas têm se mostrado pouco eficiente na prevenção da fasceíte plantar. A inflamação na sola do pé muitas vezes tem uma resolução lenta, ainda mais se os treinamentos continuarem intensos. Por isso procure tratamento logo após os primeiros sintomas.

Fonte: Leia mais…

Cuide dos treinamentos veja o que anda treinando…

Repassando notícia acimaJosé Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
33 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ junho 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF
: Aqui

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