Notícias

Categoria

ATLETISMO

Atleta…

Destaque - 11/out/2021

Atletismo

Foto: Aqui

A feliz realidade do século XXI é a explosão de longevidade pelo mundo que no Brasil, já chegou ao redor dos 78 anos. Centenas de pessoas nesta faixa etária ainda atuam profissionalmente com muita qualidade. Ironia da vida, essa população com mais de 50 anos é a que apresenta a maior incidência de doenças cardiovasculares, além de lesões ortopédicas que atrapalham ou as incapacitam para a prática de atividades físicas. Os conhecimentos científicos modernos indicam que o sedentarismo é um dos mais importantes fatores de risco das doenças cardiovasculares, metabólicas, como o diabete, e a síndrome metabólica e até de alguns tipos de câncer (como exemplo, o de mama e do reto). Por tudo isso, a necessidade de atividade física regular é consenso em todo o mundo. A maioria das pessoas tem dúvidas sobre como, quando e quanto praticá-las para manter a saúde sem correr riscos. E estas são, obviamente, perguntas que não querem calar em todos nós, depois dos sustos vistos na mídia.

Recomendações oficiais de prevenção epidemiológica divulgadas em 2007 pela American Heart Association, American College of Cardiology e European Society of Cardiology e corroboradas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, indicam atividades físicas moderadas de quatro a cinco vezes por semana (aeróbias) e duas vezes por semana de fortalecimento e equilíbrio muscular (propriocepção) para a prevenção, manutenção ou reabilitação da saúde.

Não existe dúvida quanto à necessidade de avaliação especializada para conhecer as condições cardiovasculares e os possíveis riscos para a prática físico-esportiva. De início, propomos a utilização do questionário canadense “PAR-Q (Physical Activity Readiness Questionnaire”, ou Questionário de Prontidão para Atividade Física), um simples sumário pessoal de avaliação pré-participação esportiva. Consta de sete perguntas, para as quais se responde um simples “sim” ou “não”. Caso alguma resposta seja sim, o esportista deverá procurar uma consulta médica antes de participar de atividades físicas. Se todas as respostas forem “não”, é baixa a possibilidade do indivíduo ter alguma situação clínica que ofereça risco durante a atividade física naquele momento. Evidentemente que este teste não substitui a avaliação médica completa, segundo os autores e as Sociedades Médicas Mundiais .

Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q)

1. Algum médico já disse que você possui problema de coração e que só deveria realizar atividade física com a supervisão de profissionais de saúde?

2. Você sente dores no peito, sensação de peso ou palpitações quando pratica atividade física?

3. No último mês, você sentiu dores ou algum mal-estar no peito ao praticar atividade física?

4. Você apresenta desequilíbrio devido à tontura e/ou perda de consciência?

5. Você possui algum problema ósseo – articular ou muscular que poderia piorar pela atividade física?

6. Você toma atualmente algum medicamento para pressão arterial e/ou outro problema de coração?

7. Sabe de algum outro motivo pelo qual você não deve realizar atividade física?

A avaliação médica regular deve ser feita no início do ano ou da temporada.

. Menores de 18 anos: Consulta com cardiologista do esporte, eletrocardiograma, exames de laboratório e teste ergométrico.
. Demais esportistas: Incluir o teste ergométrico ou cardiopulmonar feito por cardiologista habilitado. O ecocardiograma será solicitado por decisão médica. Autor: Dr. Nabil Ghorayeb. Doutor em Cardiologia (FMUSP).Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte.

Fonte: Proximus

Vamos refletir um pouco, se é atleta faça os exames se não, é melhor fazer… a vida é uma só…

DIA 12 DE OUTUBRO DIA DO ATLETISMO –  CRIANÇAS INCENTIVÁ-LAS…

REPASSANDO

Prof. José Carlos Varela.
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

Notícias Relacionadas

FELIZ PÁSCOA

Atleta…

Destaque - 28/mar/2024