Notícias

Categoria

COMO ANDA A PRESSÃO ARTERIAL

TEM PRESSÃO ALTA?. Saiba o que é a hipertensão, doença que atinge grande parte da população. A pressão alta acomete crianças, adultos e idosos de ambos os sexos, apesar de estar mais presente em homens e pessoas com a idade mais avançada.

Colunistas - 01/fev/2023

TEM PRESSÃO ALTA?. Saiba o que é a hipertensão, doença que atinge grande parte da população. A pressão alta acomete crianças, adultos e idosos de ambos os sexos, apesar de estar mais presente em homens e pessoas com a idade mais avançada.

Foto: Aqui

O QUE É

A hipertensão, mais conhecida como pressão alta, acomete crianças, adultos e idosos de ambos os sexos, apesar de estar mais presente em homens e pessoas com a idade mais avançada. É uma doença crônica que não tem cura, pode aparecer por herança genética, e a causa é desconhecida na maioria das vezes. Apesar disso, pode ser perfeitamente controlada com orientações médicas.

De acordo com o dr. Drauzio Varella, a pressão alta está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Um indivíduo com pressão igual ou superior a 140/90mmHg já pode ser diagnosticado como hipertenso. O problema é que a a doença é silenciosa. Os sintomas se manifestam quando a pressão já está muito alta, excedendo o limite máximo. A partir daí, as pessoas sentem dores no peito, na cabeça, fraqueza, tonturas, visão turva, sangramento nasal e chegam a desmaiar. Pode gerar consequências como enfarte de miocárdio, derrame cerebral e a morte instantânea.

CAUSAS:

Como dito anteriormente, a hipertensão pode aparecer sem uma causa específica, mas diversos fatores contribuem para o surgimento da doença. Exemplo deles são:

– obesidade;
– alto consumo de de bebidas alcoólicas;
– cigarro;
– sedentarismo;
– estresse e preopupações em excesso;
– exagerar no uso do sal;
– nível de diabetes e de colesterol elevados.

COMO EVITAR:

A maioria dos problemas de saúde exige que o paciente corte excessos e passe a praticar atividades físicas regurlamente. Para não ser surpreendido pela hipertensão, siga alguns passos:

– vá regurlamente ao cardiologista para fazer exames de sangue e teste de esforço físico;
– evite o sal. Alimentos muito salgados e gordurosos só fazem mal ao organismo;
– não deixe de consumir vitamina D. A falta dela gera descontrole da pressão arterial, principalmente nas mulheres;
– pare de fumar e consuma bebidas alcoólicas de forma moderada;
– pratique atividades físicas com frequência, como caminhada e corrida, e aumente as opções de lazer, o estresse só atrapalha;
– se estiver acima do peso, diminua. Quanto mais protuberante for a “barriguinha”, maior é o problema;
– controle a diabetes e o colesterol;
– de forma alguma interrompa o uso de remédios por conta própria. Somente o médico poderá recomentar a dose necessária para o controle da pressão.

TRATAMENTO:

A doença não tem cura, mas pode ser controlada. Para que isso aconteça, tem que haver uma reeducação dos hábitos alimentares e mudança na qualidade de vida, principalmente os obesos e fumantes. A gordura e o cigarro são os principais vilões da hipertensão. Claro que, antes de tomar qualquer medida, a pessoa deve procurar o cardiologista. Se a pressão não diminuir com a prática de atividades físicas e a diminuição do sal, deve ser introduzido o uso de medicamentos.

RELATOS:

“Minha mãe tem 62 anos e a pressão dela era um pouco alta quando começou a atividade física. Ela tomava um remédio natural, mas com a prática de esporte nunca mais ficou alta. Tenho um tensiômetro em casa e sempre controlo a pressão. Ela também cortou o sal, às vezes, até reclamamos que a comida parece de hospital (risos), mas é pela saúde de todos. Também tenho um colega que tomava remédio diariamente e a dosagem foi diminuindo com o aumento da atividade física. Outro dia, perguntei a ele sobre a saúde e o mesmo me informou que o cardiologista suspendeu o remédio. A hipertensão é uma doença silenciosa, precisamos ficar atentos”. Rebeca Peleteiro, Salvador (BA).

Eu já tive início de pressão alta e uma das coisas que o médico me indicou foi praticar algum esporte, é só não exagerar. Senti a diferença na hora. Mantenho medicação, consultas médicas e exames em dia. Corro como qualquer outro corredor não hipertenso. A atividade foi indicada pelo próprio cardiologista que também corre”. Fábio Namiuti, São José dos Campos (SP).

PALAVRA DO ESPECIALISTA:

“Um entre cada três adultos sofre de hipertensão. As regiões mais pobres e em desenvolvimento do planeta são mais afetadas por esse problema, que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos do mundo. A pressão alta, obesidade e a diabetes respondem por dois terços das mortes causadas por doenças não contagiosas no mundo. A prática de atividade física, aliada a uma alimentação mais saudável, é uma forma de combater o problema”. Organização Mundial da Saúde.

Fonte: GE

Consulte um médico… posterior se liberado começe caminhando e praticando modalidade esportiva como a corrida… melhorando sua saúde e qualidade de vida, a preparação física pode ser mais melhorada… Aguardamos contato…

LEIA MAIS: Aqui

Mais notícias: Aqui.

Repassando – José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

Notícias Relacionadas

ATAQUE CARDÍACO, FRIO E EXERCÍCIOS

TEM PRESSÃO ALTA?. Saiba o que é a hipertensão, doença que atinge grande parte da população. A pressão alta acomete crianças, adultos e...

Colunistas - 19/abr/2024

ALIMENTOS CONTRA GRIPE

TEM PRESSÃO ALTA?. Saiba o que é a hipertensão, doença que atinge grande parte da população. A pressão alta acomete crianças, adultos e...

Colunistas - 17/abr/2024

FRUTAS

TEM PRESSÃO ALTA?. Saiba o que é a hipertensão, doença que atinge grande parte da população. A pressão alta acomete crianças, adultos e...

Colunistas - 17/abr/2024