Pular Carnaval pode levar a quadro de desidratação. Isso acontece quando a atividade física é intensa.
Arte: Neli Neto
Os foliões que pretendem participar da maratona de desfiles dos blocos de rua e de trios elétricos neste carnaval precisam tomar algumas precauções, como manter o corpo bem hidratado, orienta o médico da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Paulo César Hamdan.
Toda atividade física extenuante pode levar a um quadro de desidratação. Somado a isso, o pessoal bebe (álcool), que é outro fator de desidratação.” O ideal, segundo Hamdan, é que para cada dois ou três copos de álcool a pessoa beba um litro de água.
Especialista em atividade física, Hamdan recomendou que os foliões bebam bastante água, o máximo que puderem, além de isotônicos ou, até mesmo, soro caseiro. Misturando uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar a 1 litro dágua, você tem o soro caseiro.”
Uma medida simples para controlar a perda de água no organismo durante os festejos de carnaval é pesar-se antes de sair para os blocos e à noite, depois que chegar em casa. A diferença indicada na balança deve ser reposta com água para manter o balanço de hidratação, explicou.
Outro aspecto importante diz respeito à alimentação. O médico do Cremerj recomendou que as pessoas abusem de frutas nesta época, porque elas contém água e ajudam a hidratar. Além disso, o ideal é adotar uma alimentação à base de carboidratos, como massa e purê de batata. Principalmente à noite, é uma alimentação ideal para ser armazenada pelo corpo como fonte de energia para o dia seguinte.
Em relação às fantasias, a dica é usar roupas leves. Roupas muito fechadas preservam o calor e o suor não evapora, causando situações que podem levar à intermação.” A intermação é causada pelo aumento da temperatura corporal e pela má resfriação do corpo, incapaz de suar de forma adequada.
Hamdan explicou que a atividade física extenuante já configura um risco de desidratação. Se estiver usando uma roupa muito fechada, o suor não vai evaporar, aumentando mais o risco de intermação. Bebendo álcool, outro fator que leva à desidratação, aumenta esse risco. São três situações que fazem com que você tenha um risco maior de chegar a um ponto de desidratação e intermação, sendo a hipertemia um quadro de emergência médica severa, que pode provocar arritmia e morte.” Da Agência Brasil.
Informações: Rede Sul de Notícias
José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.
Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui.
Contatos pelo email-skype varelaesportes@hotmail.com ou site.
TELEFONE – Whatsaap 9 9983-5470


