Notícias

Categoria

CARDIOLOGIA EXCESSO DE TREINOS

Miocardite: excesso de treinamento pode inflamar músculo do coração. Intensidade de exercícios sem acompanhamento diminui imunidade e favorece infecções virais, que podem chegar ao miocárdio, músculo que bombeia o sangue.

Colunistas - 07/jul/2023

Miocardite: excesso de treinamento pode inflamar músculo do coração. Intensidade de exercícios sem acompanhamento diminui imunidade e favorece infecções virais, que podem chegar ao miocárdio, músculo que bombeia o sangue.

Miocardite. Dores no peito. EuAtleta (Foto: Getty Images)

Dores no peito, falta de ar, leve febre e fraqueza geral. Estes são os principais sintomas da miocardite, inflamação que atinge o miocárdio, músculo do coração responsável pelo bombeamento do sangue pelo corpo. Os sintomas, “comuns”, podem ser negligenciados e até causar uma grande incerteza diagnóstica. Recentemente, a mídia noticiou caso de problema cardíaco do ator da Rede Globo Felipe Titto, em uma grande confusão diagnóstica: infarto, UTI por conta de ataque cardíaco, dengue e até acidente vascular cerebral. Tudo isso após um quadro gripal comum que se reverberou em disfunções cardiológicas. Isso nos levou a levantar a questão da miocardite.

MIOCARDITE VIRAL

Vamos explicar o que é uma miocardite viral. Em primeiro lugar, a virose mais comum não é a causada pelo Zika ou Dengue, e sim por viroses bem mais antigas e conhecidas, que vão desde as viroses da gripe comum àquelas das grandes metrópoles, apelidadas de “primas” da gripe (os adenovírus, enterovírus, etc).

Quando um esportista mantém níveis muito intensos de exercícios físicos – que pode ser o caso de Felipe, adepto da musculação -, mas sem acompanhamento médico detalhado e nutricional, sofre um fenômeno perigoso no seu organismo, que é a perda da capacidade de defesa imunológica. Ou seja, fica vulnerável às infecções, principalmente as viroses. Todos já ouviram falar que depressão e/ou descuido com as intempéries do clima favorecem certas doenças respiratórias, principalmente as gripes e pneumonias. O mesmo fato tem grande chance de ocorrer nos exageros de atividade física e nas dietas de restrições de certos alimentos, sem nenhuma orientação profissional.

+ Para exames e treinos seguros, exija a presença de médicos e treinadores

Instalada a virose no organismo sem defesas eficientes, pode ocorrer a disseminação do vírus. Em cerca de 7 a 13% das pessoas infectadas, pode haver invasão do vírus nas células do miocárdio, produzindo a miocardite, forte inflamação desse músculo e de sua “capa” natural, o pericárdio, provocando a pericardite.

SINTOMAS

Seus sintomas mais comuns são fortes dores no peito, falta de ar, leve febre e fraqueza geral. Podemos ter com certa frequência, vários tipos de arritmias cardíacas e mesmo grave insuficiência cardíaca. O diagnóstico cardiológico não é tão difícil e contamos desde clássico eletrocardiograma como exame básico além do ecocardiograma com doppler colorido, segue-se a ressonância magnética do coração além, se necessários, outros como o cateterismo cardíaco, além dos obrigatórios exames de sangue.

+ Proteja a lombar com exercícios e posturas e minimize riscos de dores nas costas

TRATAMENTO

O tratamento é clássico: repouso hospitalar de longos dias e depois repouso domiciliar que, dependendo da evolução, pode durar meses. Os medicamentos são os sintomáticos (apenas para os sintomas) e alguns selecionados anti-inflamatórios de bom resultado no tratamento. Preocupam as possíveis complicações cardiovasculares que podem acontecer e deixar sequelas ou até serem fatais. Toda evolução é imprevisível no início porque muitas vezes independe do tratamento feito.

Que atividade posso praticar?

PREVENÇÃO:

Prevenção é bem clara e formal: evite excessos na intensidade dos exercícios físicos sem acompanhamento médico e de profissional de educação física. Sua alimentação deve ser orientada para não enfraquecer o organismo do ponto de vista imunológico. Evite “orientações” de quem não é do ramo de saúde do esporte. Temos visto muitas pessoas exercendo ilegalmente uma profissão para a qual nunca foram habilitadas.

Leia mais: AQUI…

Quer saber mais, sobre CARDIOLOGIA: Acesse aqui

Repassando

Prof. José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR
Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
Proprietário do Escritório da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br)

Contatos para o Escritório da Varela Esportes Assessoria Esportiva site – WhatsApp9 9983-5470.

Notícias Relacionadas

FELIZ PÁSCOA

Miocardite: excesso de treinamento pode inflamar músculo do coração. Intensidade de exercícios sem acompanhamento diminui imunidade e favorece...

Destaque - 28/mar/2024

TREINAMENTO NO FRIO? ENTENDA

Miocardite: excesso de treinamento pode inflamar músculo do coração. Intensidade de exercícios sem acompanhamento diminui imunidade e favorece...

Colunistas - 27/mar/2024

BANANA - ESPORTE - ATIVIDADE FÍSICA

Miocardite: excesso de treinamento pode inflamar músculo do coração. Intensidade de exercícios sem acompanhamento diminui imunidade e favorece...

Colunistas - 25/mar/2024