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CAFÉ E CORRIDA

Café melhora a performance? Por que corredores se machucam? Saiba mais. Para evoluir na corrida disciplina é fundamental. Confira abaixo duas situações que podem aumentar o seu poder de fazer boas escolhas e se dar bem com o esporte.

Colunistas - 15/jul/2019

Café melhora a performance? Por que corredores se machucam? Saiba mais. Para evoluir na corrida disciplina é fundamental. Confira abaixo duas situações que podem aumentar o seu poder de fazer boas escolhas e se dar bem com o esporte.

Para evoluir na corrida ou em qualquer outro esporte disciplina é fundamental. Sem a frequência correta e o respeito aos estímulos previstos no treinamento, os objetivos ficam mais difíceis. Confira abaixo duas situações que podem aumentar o seu poder de fazer boas escolhas e se dar bem com a corrida.

Vale a pena tomar café, bebida energética ou pré-treino?

Quando o cansaço bate e a vontade de não treinar aparece, muitos corredores buscam no café, nas latinhas de energético e em cápsulas estimulantes a solução para aumentar o ânimo e sair para correr. A cafeína pode até ser uma boa, pois é capaz de melhorar a performance, principalmente em distâncias menores. Mas o problema é que o efeito é menor quando você está em déficit de energia. Essa onda de energéticos traz um benefício imediato, mas não se sustenta por muito tempo. Quando a situação é de cansaço extremo, esqueça os energéticos. Se for o caso, deixe de treinar um dia para dormir um pouco mais.

Por que os corredores se machucam?

A corrida é uma ótima atividade para a manutenção da saúde e para o aumento do desempenho físico. Entretanto, existem situações em que ela pode causar lesões. Esses problemas, geralmente, não aparecem de uma hora para a outra, fatores são somados ao longo de um tempo. Independente da sua lesão, faça uma revisão honesta na sua sistemática de treinos: pulei alguma etapa do treinamento? Estou treinando mais do que aguento? Estresse no trabalho? Sono reparador? Comendo bem? Tudo isso tem uma relação direta com a qualidade da recuperação muscular. A maior parte das lesões na corrida vem porque forçamos a barra e não reduzimos o nosso desgaste com os treinos.

Leia mais…

Vale a pena rever os treinamentos… ano que vem começar em outro ambiente… outro ritmo.. provas longas… outros profissionais… pois mudando você melhora sua performance… Quando faz um diagnóstico de como está sua rotina de treinos… O QUE VOCÊ ESTÁ PAGANDO ESTÁ TENDO RETORNO? PENSE…

REPASSANDO:

José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

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