Notícias

Categoria

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

A prática de atividade física, mais variável possível, na época que vivemos é essencial,

Colunistas - 05/abr/2024

 

 

A prática de atividade física, mais variável possível, na época que vivemos é essencial, a população em geral detém este conhecimento, que tem que fazer atividade física, pois vivemos num mundo tecnicista, onde pessoas depende de quase de tudo para deslocar. Usam veículos, aviões, isto para trabalho, passeio, entre outros, na casa tudo eletrônico, controle remoto, celular, telefone será muito difícil para a saúde.

Estamos moldados dentro de uma estrutura onde não acompanharmos ficará muito difícil manter-nos sem nos preocupar, com tantas e tantas tarefas, às vezes nos faltam tempo, ao invés de ir ao trabalho caminhando, evitando gastos com transportes, não poluindo o meio ambiente, mantendo a saúde em dia e até economizando para pagar uma academia. Para fazer atividade sendo que resumidamente ir a pé ao trabalho seria a solução e, conseguiria manter a saúde em dia, claro hábitos alimentares saudáveis é fundamental também.

A atitude é essencial, pois a saúde deriva de modos, hábitos e comportamento, que às vezes parecem simples mas na soma do dia a dia, semana, meses e anos, desenvolvem situações como doenças degenerativas, atrofias musculares, doenças cardíacas coronarianas, diabetes, hipertensão arterial, que estão ou já causaram seqüelas, às vezes reversível e em muitos casos irreversível, claro que excesso na alimentação, sem prática de atividade chega a um fim.

Preocupado com o que daqui uns anos a sociedade possa entrar num colapso total, num estado crônico em termos de saúde. A situação que hoje é reversível, temos opções nos parques, praças, academias, também há inúmeros projetos sociais que há atendimento grátis por profissionais, então, porque não fazer atividade física como: Caminhadas, corridas, trotes, andar de bicicleta, natação, hidroginástica, entre outras, numa freqüência de 3 a 5 vezes por semana, moderado, de 30 a 60 minutos. Claro fazendo o alongamento e aquecimento antes das atividades. Mas primeiramente deve-se consultar um médico, para fazer uma consulta geral. Só depois iniciar, preferencialmente deve-se procurar um profissional de educação física, para ter um acompanhamento.  Foto  Getty Images

 

Autor – José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR.

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro de 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

 

DIA 7 de ABRIL DIA NACIONAL DA SAÚDE

Notícias Relacionadas

TENDINITE - ESPORTES - CUIDADO

A prática de atividade física, mais variável possível, na época que vivemos é essencial,

Colunistas - 24/abr/2024

ORTOPEDIA-DOR CALCANHAR?PODE SER SÉRIO!

A prática de atividade física, mais variável possível, na época que vivemos é essencial,

Colunistas - 22/abr/2024

ATAQUE CARDÍACO, FRIO E EXERCÍCIOS

A prática de atividade física, mais variável possível, na época que vivemos é essencial,

Colunistas - 19/abr/2024