Notícias

Categoria

ESPORTES

Colunistas - 19/fev/2024

Que ganhos tem seu corpo ao praticar esportes?

Descubra quais são os principais benefícios que o seu corpo ganha quando você pratica esportes e adota um estilo de vida mais saudável

 

Photo by Bruno Nascimento

 

A prática de esportes faz bem para o corpo e para a mente. Por isso, é recomendado que haja um contato com as atividades físicas desde cedo e com uma certa periodicidade.

Mas, infelizmente, algumas pessoas acabam deixando os exercícios em segundo plano, talvez por não saberem o quanto eles contribuem para nossa qualidade de vida. Continue sua leitura e saiba o que o seu corpo ganha ao praticar esportes. Veja o conteúdo que a KTO, site de apostas online, preparou para você entender melhor.

 

Aumento do metabolismo e fortalecimento de músculos

A prática regular de esportes acelera o metabolismo. Isso quer dizer que ela ajuda o organismo a fornecer toda energia necessária para manter o bom funcionamento de órgãos importantes, como os que compõem o sistema cardiovascular.

Além disso, os exercícios físicos fortalecem a musculatura, de modo a prevenir lesões nesses tecidos que são fundamentais para nosso corpo. Músculos bem torneados não se trata apenas de uma questão estética.

Muito mais do que isso! Eles nos ajudam a ter mais disposição para lidar com as atividades do dia a dia, por mais simples que elas possam parecer.

 

Coração saudável

A intensidade e a dinâmica de alguns esportes, sobretudo em relação aos treinos aeróbicos, são grandes aliados da saúde do sistema cardíaco. Um de seus benefícios é o equilíbrio da pressão arterial.

Além disso, eles evitam problemas nas artérias, como colesterol ruim, triglicérides, entre outros males que podem comprometer o bom funcionamento do coração. Vale dizer que, além dos esportes, a saúde desse órgão depende de boa alimentação.

 

Redução do estresse

Um dos benefícios do esporte é sua capacidade de reduzir o estresse. Relaxar é sempre bom, não é mesmo? Quando você é uma pessoa fisicamente ativa, sua mente afasta a maioria dos pensamentos negativos.

Isso se deve ao fato dos exercícios estimularem a produção de endorfina que regenera as células hormonais. Essa substância contribui para a sensação de felicidade e bem-estar.

Além disso, eles evitam problemas nas artérias, como colesterol ruim, triglicérides, entre outros males que podem comprometer o bom funcionamento do coração. Vale dizer que, além dos esportes, a saúde desse órgão depende de boa alimentação.

 

Estímulo de atividades cognitivas

Esportes com maior complexidade estimulam a capacidade cognitiva. Por isso, quem pratica atividades físicas com frequência desenvolve um melhor processamento mental.

A natação, por exemplo, oferece uma série de benefícios, como o aumento do raciocínio, percepção, pensamento lógico e  capacidade de reflexo. A lógica é a mesma para esportes como vôlei e lutas.

 

Diminuição dos níveis de colesterol

O colesterol alto pode limitar o fluxo sanguíneo. Isso faz com que ocorra um aumento do risco de ataque cardíaco, doenças do sistema circulatório e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O esporte diminui os níveis de LDL (colesterol ruim) ao mesmo tempo que eleva o HDL (colesterol bom). A prática estimula a produção de enzimas que impedem o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

 

Melhora da concentração

Um dos benefícios do esporte é o aumento da concentração. Por mais que o corpo envelheça com o passar dos anos, a atividade física nos ajuda a manter nossas habilidades mentais.

Com isso, é possível afirmar que exercitar-se com frequência melhora a memória, mesmo com o avanço da idade. Se você deseja ter mais foco durante o dia, use esse tópico como dica e não deixe de fazer atividades físicas.

 

Retardo do envelhecimento

Praticar esportes fortalece os músculos e o coração, combatendo a diminuição das habilidades físicas e mentais. É por esse fator que a prática também faz a  memória se manter preservada ao longo dos anos.

Além da memória, os exercícios ajudam o seu corpo a manter uma boa independência física e habilidade para o trabalho, retardando o processo de envelhecimento. Essa é a fórmula mágica da juventude?!

 

Mantém a saúde óssea

Os esportes ajudam a manter a saúde óssea e evitam dores nas articulações à medida que envelhecemos. Além disso, a prática auxilia no controle do peso, que exerce mais pressão sobre os nossos ligamentos.

Exercícios regulares com pesos e esportes praticados desde a juventude são atividades fundamentais na construção e manutenção da massa óssea.

Você já descobriu, durante a sua leitura, os principais ganhos que o seu corpo tem ao praticar atividades. E aí?! Você vai apostar em qual esporte para ter todos esses benefícios?

Fonte:  Aqui

Foto:  Internet

Dia 19 de fevereiro dia do esportista

 

REPASSANDO, contribuindo com a sociedade.

José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui