Notícias

Categoria

JOGOS PAN AMERICANOS LIMA2019 – TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO

Destaque - 13/ago/2019

Medalhas de ouro no Pan são atração no Troféu Brasil Caixa de Atletismo

Darlan Romani comemora (Wagner Carmo/CBAt)

 

Atletas participam da Campeonato, que será disputado de 29 de agosto a 1º de agosto, no Estádio do CNDA, em Bragança Paulista, na maior competição de clubes da América Latina

 

Bragança Paulista – Os medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, encerrado no último domingo (11/8), no Peru, serão certamente destaques do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a maior competição de clubes da América Latina, que será disputada no período de 29 de agosto a 1º de setembro, no Estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

O Brasil ganhou seis medalhas de ouro no Estádio de La Videna, quatro individuais e duas de revezamento 4×100 m. Nas provas individuais, destaque para Darlan Romani (Pinheiros), no arremesso do peso, Alison Brendon dos Santos (Pinheiros), nos 400 m com barreiras, Ederson Pereira (Pinheiros), nos 10.000 m, e Altobeli Santos da Silva (Pinheiros), nos 3.000 m com obstáculos.

Já os atletas dos revezamentos campeões do 4×100 m masculino e feminino correrão por seus clubes: Rodrigo Nascimento (Orcampi Unimed), Jorge Vides, Derick Souza e Paulo André Camilo de Oliveira (todos do Pinheiros). No feminino, Andressa Moreira Fidelis (IEMA/São /Bernardo), Lorraine Martins (CT Deodoro), Vitória Rosa e Rosangela Santos (ambas do Pinheiros).

O melhor resultado dos campeões pan-americanos foi obtido por Darlan Roman, com recorde pan-americano: 22,07 m. Darlan é o recordista sul-americano do arremesso do peso, com a segunda melhor marca do mundo no ano (22,61 m), feita no Prefontaine Classic da Diamond League, em Palo Alto, Califórnia (EUA), em 30 de junho.

Já Alison, de 19 anos, completou os 400 m com barreiras em 48.45, quebrando pela quinta vez nesta temporada o recorde sul-americano sub-20 e reafirmando índice para o Mundial de Doha e a marca mínima exigida pela IAAF para a Olimpíada de Tóquio 2020.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) está fechando uma série de ações em função da realização do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista (SP). O objetivo é envolver a comunidade, os corredores amadores, aproximar o público do atletismo e oferecer esporte aliado a entretenimento.

Uma das mais importantes será o Desafio da Milha (1.609 m) masculina e feminina, realizado na pista do CNDA, no dia 31 de agosto, a partir das 17 horas, no feminino, e no dia 1º, a partir das 13:30, no masculino.

As inscrições estão abertas para corredores amadores até o dia 20 pelo endereço https://www.eventbrite.com.br/e/desafio-de-milha-registration-67774698949. O número máximo de participantes é de 180 corredores – 90 no masculino e 90 no feminino. As inscrições custam R$ 50,00 e os atletas receberão um kit, contendo uma camiseta do evento, barra de cereal e medalha de participação para todos os inscritos.

Os três primeiros colocados, de cada categoria, receberão como premiação: 1º colocado – 1 kit uniforme da seleção completo (mochila, passeio e competição), 2º colocado – mochila com uniforme de competição, e 3º colocado – um uniforme completo de competição.

A primeira ação será o Festival de Atletismo na Escola, marcado para sábado (17/8), a partir das 17 horas, no CNDA, que reunirá 125 alunos dos cinco polos de atletismo existentes em escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade. Os polos funcionam nas Escolas Municipais Dinorah Ramos, Padre Donato, Comendador Hafiz, Orlando Pinto e Nilza Faria.

A Caixa, que apoia iniciativas com responsabilidade social, é parceira do projeto. Assim como o Instituto Sanderlei Parrela. No acordo assinado com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança Paulista o objetivo é que o atletismo faça parte da cultura esportiva da cidade.

A integração da população com o atletismo será feita também com testes de velocidade numa pista especial, de 26 de agosto a 1º de setembro, no centro de Bragança e no CNDA.

Também está marcado um treinão, com assessorias de corrida de Bragança Paulista, no dia 27, às 19 horas, cujos detalhes ainda serão divulgados.

A CBAt encomendou anúncios do evento em rádio de Bragança e espalhará outdoors pela cidade a partir do dia 15/8. No CNDA, o público terá acesso ao Village, com lojas e food trucks, de 29/8 a 1/9.

Além disso, as crianças dos de atletismo da rede de ensino da cidade serão convidadas a participar de vivências na pista e depois assistir às competições das arquibancadas do CNDA.

Está confirmada ainda a Semana Científica, com uma série de palestras na sede da FESB, Federação de Ensino Superior de Bragança Paulista e no CNDA, ligadas ao esporte, de 26 a 29 de agosto.

Está planejado também um café da manhã com empresários da cidade, com palestra de um herói do atletismo, com nome e data a serem confirmados.

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo volta a ser disputado em quatro dias, o salto com vara feminino terá finais A e B, e a grande maioria das provas será realizada no período da tarde e da noite. As mudanças foram feitas pelo Conselho Técnico da CBAt, visando resultados melhores dos atletas.

Já as provas de 20 km marcha atlética feminina e masculina serão as únicas disputadas fora do estádio, em circuito de rua, a partir das 8 horas do dia 31. As provas estão marcadas para a Avenida Alpheu Grimello, com largada e chegada próximas ao número 700, ao lado do Lago do Taboão.

O Congresso Técnico do Troféu Brasil, em que serão definidos os atletas e clubes participantes, está marcado para o dia 28 de agosto, a partir das 19 horas, no Auditório do Colégio AZ – Prédio 3 – em área conjunta ao CNDA.

O Troféu Brasil Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Prefeitura de Bragança Paulista e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A Caixa é a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Mais informações da competição no hot site: http://www.cbat.org.br/novo/competicoes/trofeu_brasil/2019/

Fonte – CBAt

Mais um evento

Notícias Relacionadas