Notícias

Categoria

MARATONA – QUENIANOS E ALIMENTAÇÃO

Colunistas - 20/mar/2024

Combustível para o recorde: conheça o alimento preferido dos maratonistas quenianos

 

Espécie de mingau de milho tradicional da tribo Kalenji, ugali é a base da dieta de corredores como Eliud Kipchoge e Brigid Kosgei, que brilharam no último fim de semana

 

Foto: Getty Images

 

Genética, localização geográfica, estilo de vida e alimentação são alguns dos fatores apontados como determinantes para o sucesso do Quênia nas provas de longa distância, comprovado mais uma vez no último fim de semana por Eliud Kipchogue e Brigid Kosgei, maratonistas mais rápidos do mundo. Se a dieta tiver de fato papel determinante nessa equação, o crédito deve ser atribuído ao ugali, alimento que os corredores quenianos consomem diariamente.

Tradição da tribo Kalenji, o ugali é uma espécie de mingau feito a partir da mistura de farinha de milho com água. O carboidrato é a fonte de energia número 1 dos atletas locais e já é oferecido nas principais maratonas do mundo, tamanha é sua importância na dieta dos quenianos.

– As circunstâncias aqui certamente contribuem. Treinar nessa altitude tem um grande impacto, o calor aqui também é muito forte e, claro, a alimentação – diz o técnico de corrida holandês Hugo Van Der Broek, radicado em Iten, no Quênia, desde 2007. – A comida é sempre saudável, muito natural, e isso ajuda na recuperação. Eles raramente comem carne, que é um luxo aqui. Eles seguem essa dieta porque não têm outra opção, não têm muito dinheiro e com uma quantidade pequena de ugali você tem calorias suficientes.

Fim de semana histórico
Na manhã de sábado, em Viena, Eliud Kipchoge se tornou o primeiro homem a completar uma maratona em menos de duas horas ao cravar 1h59min40s2 em um evento organizado para a tentativa de quebra da marca. Um dia depois, Brigid Kosgei correu a Maratona de Chicago em 2h14m04, superando o recorde da britânica Paula Radcliffe de 2h15m25, obtido na Maratona de Londres em 2003.

Veja vídeo: Aqui

MARATONA e sua dedicação a mais nobre das PROVAS…  

REPASSANDO, contribuindo com a sociedade.

José Carlos Varela
Professor de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo e Personalizado. CREF 014099-G/PR

Treinador Federação Paranaense de Atletismo – FPA
Confederação Brasileira Atletismo – CBAt – IAAF Nível 1- registro n.o 1084
Atleta Corredor Maratonista FPA e CBAt registro nr. 2364
34 MARATONAS e 2 SUPERMARATONAS DE 50 KMS ATÉ novembro 2017: Aqui
Proprietário da Varela Esportes Assessoria Esportiva (www.varelaesportes.com.br).
CREF 003410-PJ/PR – CONFEF: Aqui

Notícias Relacionadas