Serviços

Ginástica Laboral |Empresa-Instituição| e/ou Geral |Residência|

A prática de exercícios físicos além de combater o sedentarismo, contribuí gradativamente para a manutenção da saúde e fatores associados, assim também como a ginástica laboral intervém na sociabilização e bem-estar, antes e após o expediente de trabalho entre os trabalhadores.
O histórico da ginástica laboral surgiu em 1925, como uma ginástica de pausa para operários, tendo início na Polônia, após na Holanda, Rússia, Bulgária e Alemanha Oriental entre outros países as época. Entretanto foi implantada pela primeira vez no Japão, para os trabalhadores do correio, como ginástica laboral preparatória. Após a segunda guerra mundial a difusão foi maior, sendo que em 1960 vários países da europa adotaram a ginástica laboral, visando os benefícios dessa prática. Nessa mesma época os EUA começaram a investir na ginástica, incentivando a prática de exercícios dentro e das empresas por meio das academias. No Brasil, foi introduzida em 1969, pelos executivos nipônicos em uma indústria naval do Rio de Janeiro, eram 8 minutos de ginástica laboral preparatória, era a primeira tarefa do dia que o trabalhador realizava executados de forma obrigatória e remunerada. Em 1973, foram iniciados estudos sobre ginástica laboral na Feevale – RS, em 1979, foi implantado por professores e acadêmicos em 5 indústrias do RS, sendo que o acompanhamento com 292 trabalhadores por 4 meses e duas indústrias continuaram o trabalho da contratação de profissionais de educação física.
 ALONGAMENTO X FLEXIBILIDADE
 A flexibilidade é uma capacidade física (amplitude de movimento de uma articulação ou de um grupo de articulações), e o alongamento consiste em exercícios que trabalham o desenvolvimento e a manutenção dessa capacidade física, auxiliando na melhora da amplitude articular e muscular.
FLEXIBILIDADE:
A falta de exercícios de alongamento pode nos levar a perder boa parte da flexibilidade que possuímos na juventude. A flexibilidade debilitada pode chegar a ponto de prejudicar nosso alinhamento postural, dificultando-nos o cumprimento das tarefas diárias. O ideal é 15 minutos diários de alongamento. O sexo feminino, especialmente as crianças, tende a ser levemente mais flexível do que o masculino.
ALONGAMENTO:
O alongamento estático (alonga-se até o ponto mais distante e mantém-se essa posição por alguns segundos) é a maneira mais comum e segura de realizarmos os exercícios de alongamento. Pode ser ativo (com auxílio de algum agente externo) ou passivo (sem auxílio de força externa). O alongamento é de extrema importância para se ter hábitos mais saudáveis antes da prática de atividades físicas, pois além de aumentar a melhora na postura e auto-imagem, ajuda no controle de lesões articulares e musculares ocasionadas pela falta de preparo físico e condicionamento aeróbico.
 
GINÁSTICA LABORAL EMPRESA 
A GINÁSTICA LABORAL PREPARATÓRIA é ministrada no começo do turno, sendo realizada no posto do trabalho, no período da manhã possuí o objetivo principal de despertar os trabalhadores, essa categoria visa o aquecimento e a preparação da musculatura e articulações que serão utilizadas no trabalho, prevenindo assim acidentes, distensões musculares e doenças ocupacionais. Em uma empresa que começa o expediente bem cedo (que roda turno), para que os trabalhadores se sentissem motivados a começar o trabalho, e posterior melhora no desempenho.
A GINÁSTICA LABORAL COMPENSATÓRIA/ OU DE PAUSA, é a ginástica que interrompe o trabalho no meio do seu expediente, ou no pico da fadiga. Ela visa impedir que se instalem vícios posturais da atividades diárias no ambiente de trabalho, utilizando as musculaturas pouco utilizadas e relaxem aquelas que trabalham em demasia, prevenindo a fadiga, alcançando o equilíbrio físico e mental, diminuindo as tensões musculares provocadas pelas posturas estáticas e unilaterais, onde trabalha com pessoas que se utilizam de movimentos repetitivos finos e principalmente as quais trabalham muito sentado ou em pé, contudo, essa ajuda tornaria ais eficaz o combate da má postura e, trabalhar os músculos que são poucos solicitados e relaxando mais utilizados.
A GINÁSTICA LABORAL RELAXANTE OU CORRETIVA (FIM DO TRABALHO), utilizando exercícios  físicos específicos  para alongar os músculos  que estão encurtados e, fortalecer  os que estão enfraquecidos, podendo ser executada durante o expediente de trabalho.
A GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO OU DE CONSERVAÇÃO, que se caracteriza por um programa de condicionamento físico que visa a prevenir ou reabilitar doenças crônico-degenerativas, se dispondo a manter o equilíbrio  fisio-morfológico entre outros benefícios á saúde.
 RESUMIDAMENTE a ginástica do trabalho ou ginástica compensatória no geral, pode ser classificada quanto ao horário da execução e quanto ao seu objetivo, podendo ser dividida em três momentos:a preparatória ( no começo), o compensatório (no meio do expediente) e o relaxante (fim do expediente), conforme citado acima.É possível reverter do alto nível de estresse no cotidiano, assim como a prevenção de várias doenças como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e as DORTS (Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho), pelo qual são submetidos muitas vezes os trabalhadores, sendo assim, através da Ginástica Laboral sua fundamentação teórica/prática serão criadas condições para maiores benefícios á saúde, e bem-estar físico e psicossocial.    
BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA LABORAL EMPRESA
> FISIOLÓGICO:
– Estimula aumento circulação sangüinea em nível estrutural muscular, melhorando a oxigenação dos músculos, tendões  diminuindo acúmulo ácido lático;
– Melhora da mobilidade e flexibilidade músculo articular ;
– Diminui as inflamações e traumas;
– Melhora da postura;
– Diminui a tensão muscular desnecessária;
– Diminui o esforço na execução das tarefas diárias;
– Facilita a adaptação ao posto de trabalho;
– Melhora a condição do estado de saúde geral.
> PSICOLÓGICO:
– Favorece a mudança da rotina;
– Reforça a auto-estima;
– Mostra a preocupação da empresa com seus funcionários;
– Melhora a capacidade de concentração no trabalho.
> SOCIAL:
– Desperta o surgimento de novas lideranças;
– Favorece o contato pessoal;
– Promove a integração social;
– Favorece o sentido de grupo se sentem parte de um todo;
– Melhora o relacionamento.
 O programa de Ginástica Laboral, é uma das opções que vem sendo usadas nas grandes, médias e pequenas empresas do Brasil, sendo que o programa desta área seja bem elaborado, seguindo as reais necessidades de cada empresa ou de cada setor da mesma Assim a ginástica laboral tem sido vista como uma nova ferramenta para humanizar o meio empresarial e prevenir de doenças ocupacionais, sendo um programa de qualidade de vida e de promoção de saúde e lazer, mesmo sendo realizada pelos trabalhadores durante os expediente do laboral compensatória. 
Portanto o objetivo deste trabalho que a Varela Esportes Assessoria Esportiva oferece é a elaboração e a implantação de um programa de qualidade de vida, bem–estar e saúde, dentro das empresas, seguindo os métodos baseados em pesquisas científicas que apresentam resultados positivos, buscando um embasamento teórico afim de aplicar com segurança  e metodologia consciente responsável, garantindo  assim o sucesso da implantação e dar continuidade ao programa de Ginástica Laboral. A consideração de que a ginástica Laboral, ajuda no relaxamento e maior disposição para o trabalho estão relacionados.
GINÁSTICA GERAL RESIDÊNCIA
A realização de atividade física na melhor idade e adultos, é de fundamental importância. As atividades físicas em que envolvam os idosos, adultos trás benefícios fisiológicos importantes nesta fase da vida.

Dando ênfase para movimentos físicos como (alongamentos, aquecimento, ginástica, recreação, caminhada, dança, corrida ou pratica de outra modalidade esportiva) melhorando a qualidade de vida no geral. Sendo que a melhor idade e adultos venham ter um momento descontraído e, consequentemente que haja uma melhora no seu dia, com disposição para suas tarefas diárias e também quanto a sua sociabilização na vida.

Indivíduos da melhor idade e adultos geralmente aparece com mais intensidade, as situações vulneráveis de saúde, pois nesta fase de o organismo já não é mais como antes. O corpo não é mais tão flexível e os movimentos não são mais ágeis. As articulações perdem mobilidade e elasticidade, as lesões degenerativas como a osteoporose transforma o osso de um estado consistente para esponjoso deformando-o às vezes, sendo assim os exercícios para prevenir e reduzir riscos na saúde da melhor idade e adultos.

 

BENEFÍCIOS DA GINÁSTICA GERAL RESIDÊNCIA

As atividades físicas nesta idade  influenciam positivamente em três aspectos da vida.

SOCIAL: Por aumentar a interação entre os indivíduos da mesma idade e inseri-los novamente na sociedade;

PSICOLÓGICO E/OU NEUROLÓGICO: Melhoram o humor, diminuem a ansiedade, previnem a depressão, e estimulam a memória e aprendizagem;

FÍSICO:  Promove aumento da capacidade cardiopulmonar e da flexibilidade, crescimento da massa muscular, da força e da densidade mineral óssea e ainda diminui o percentual de gordura e controla o colesterol e a glicemia (taxa de açúcar no sangue), entre outros benefícios.

 

Varela Esportes Assessoria Esportiva têm esta visão de que o treinamento contínuo, mantém a saúde e proporciona uma melhora na qualidade de vida.  Trabalharemos com a ginástica geral da seguinte forma:  Alongamento, aquecimento, ginástica com (bastão, peso, corda, elástico, bola, peteca, colchonete, balança e medição de pressão), caminhada (perca de peso), recreação, dança e palestras sobre saúde-atividade física envolvendo noções de alimentação, hidratação com ênfase no exercício. Acompanhamento por planilhas monitoramento como (sono, alimentação, exercício e hidratação). Tudo isso para melhor qualidade de vida do aluno

ATENÇÃO: Atendimento  RESIDÊNCIA e, em outro ambiente que for convenientecaso não haja mobilidade física ou deslocamento, recomenda-se esta prática. INICIE na sua turma com seus familiares, vizinhos, colegas, amigos. MATERIAL será levado por nós.

REFERÊNCIAS GINÁSTICA: 
PÚBLICO: Melhor Idade, adultos.
LOCAL: Aplicado em vários locais em GUARAPUAVA – PR.
PERÍODO: 09/2011 à 04/2019

Entre em contato conosco!

A prática de exercícios físicos além de combater o sedentarismo, contribuí gradativamente para a manutenção da saúde e fatores associados.